Tabula Rasa

Fevereiro 12 2009

Charles Darwin, famoso naturalista inglês,  nasceu em Shrewsbury, a 12 de Fevereiro de 1809. Entre os diversos trabalhos que realizou no campo da Geologia, Botânica e Zoologia destaca-se A Origem das Espécies através da Selecção Natural.  Publicada em 1859, esta obra contribuiu para a eclosão de uma verdadeira revolução científica, responsável pelo aparecimento de uma nova forma de olhar o Mundo. A concepção bíblica de cariz criacionista-fixista, de tradição medieval, recebeu um forte abalo, sendo postos em questão os princípios da criação divina e os da imutabilidade.

 

 
A partir de Darwin, as explicações sobre a génese da vida começam a libertar-se dos imbricados esquemas dogmáticos até então presentes no pensamento “científico”, ganhando o encanto próprio de tudo aquilo que apenas depende da imprevisibilidade.
 
Como relatam inúmeros livros e até alguma cinematografia, a vida de Ch. Darwin foi marcada pela aventura, principalmente durante os cinco anos em que realizou expedições a bordo do “Beagle”, e por uma enorme dedicação à investigação científica.
 
As Ciências Naturais tal como hoje as conhecemos devem a esta personagem histórica o rigor da explicação científica.
 
 
 
 
publicado por Cristina às 00:01

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15

28


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO