Tabula Rasa

Fevereiro 12 2009

Charles Darwin, famoso naturalista inglês,  nasceu em Shrewsbury, a 12 de Fevereiro de 1809. Entre os diversos trabalhos que realizou no campo da Geologia, Botânica e Zoologia destaca-se A Origem das Espécies através da Selecção Natural.  Publicada em 1859, esta obra contribuiu para a eclosão de uma verdadeira revolução científica, responsável pelo aparecimento de uma nova forma de olhar o Mundo. A concepção bíblica de cariz criacionista-fixista, de tradição medieval, recebeu um forte abalo, sendo postos em questão os princípios da criação divina e os da imutabilidade.

 

 
A partir de Darwin, as explicações sobre a génese da vida começam a libertar-se dos imbricados esquemas dogmáticos até então presentes no pensamento “científico”, ganhando o encanto próprio de tudo aquilo que apenas depende da imprevisibilidade.
 
Como relatam inúmeros livros e até alguma cinematografia, a vida de Ch. Darwin foi marcada pela aventura, principalmente durante os cinco anos em que realizou expedições a bordo do “Beagle”, e por uma enorme dedicação à investigação científica.
 
As Ciências Naturais tal como hoje as conhecemos devem a esta personagem histórica o rigor da explicação científica.
 
 
 
 
publicado por Cristina às 00:01

A par das palavras mais conhecidas de Neil Armstrong , após ter dado aquele passo na Lua, existem outros pensamentos que infelizmente não são tão conhecidos. Não sei proferir letra-a-letra , mas tenho uma ideia do seu sentido.

Ao regressar, dizem que entrou em depressão, pois de lá de cima, a Terra, sua casa, era um ponto lindo, azul, brilhante e mágico, na imensidão escura e fria do Universo.

E vendo tão bela coisa, apercebeu-se da forma como tratamos a nossa casa, a nossa Terra-Mãe. Entristeceu-se.

Se Darwin, ressuscitasse agora e visse o espectro que nos tornámos, certamente se entristeceria. Pois somos também fruto de uma evolução à adaptação ao meio, mas com a inteligência quase única, demos as voltas à mãe Natureza e agora somos nós a dar as cartas e nadar contra a maré.

Incapazes de controlar tudo, pensávamos nós que conseguiríamos suportar o forte jugo da corrente e incapazes de ter essas forças, agora como dizem, "estamos a pagar o pato".
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

A par das palavras mais conhecidas de Neil Armstrong , após ter dado aquele passo na Lua, existem outros pensamentos que infelizmente não são tão conhecidos. Não sei proferir letra-a-letra , mas tenho uma ideia do seu sentido. <BR><BR>Ao regressar, dizem que entrou em depressão, pois de lá de cima, a Terra, sua casa, era um ponto lindo, azul, brilhante e mágico, na imensidão escura e fria do Universo. <BR><BR>E vendo tão bela coisa, apercebeu-se da forma como tratamos a nossa casa, a nossa Terra-Mãe. Entristeceu-se. <BR><BR>Se Darwin, ressuscitasse agora e visse o espectro que nos tornámos, certamente se entristeceria. Pois somos também fruto de uma evolução à adaptação ao meio, mas com a inteligência quase única, demos as voltas à mãe Natureza e agora somos nós a dar as cartas e nadar contra a maré. <BR><BR>Incapazes de controlar tudo, pensávamos nós que conseguiríamos suportar o forte jugo da corrente e incapazes de ter essas forças, agora como dizem, "estamos a pagar o pato". <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Entristerce-ia</A> o Darwin ao ver a nossa espécie, desenquadrada de todas as demais. Ainda mais por ser, supostamente, a que lhe fora destinada o lugar cimeiro de toda a cadeia. <BR><BR>Mas, lendo bem os seus pressupostos, tal como se passaram com uns - dinossáurios e o F.C.P . - o lugar cimeiro não é garantido e certamente haverá outros, amanhã, no seu lugar. <BR><BR>
Jorge a 12 de Fevereiro de 2009 às 09:47

Acho que essa incerteza sobre o futuro, sobre se o Homem, como o conhecemos hoje sobreviverá é, em última análise a melhor prova da "Selecção Natural". Não te parece?
Cristina a 12 de Fevereiro de 2009 às 17:57

Se calhar, a natureza é sábia dentro da sua lógica.
Jorge a 13 de Fevereiro de 2009 às 13:15

Nem mais!
Cristina a 13 de Fevereiro de 2009 às 20:02

Obrigada pela lição professoressa, para mim, piamente...o resto são tretas !Ciao. Ando por aqui ao acaso porque gostei do blog.
Peter a 16 de Fevereiro de 2009 às 21:23

Obrigada, Peter!
Volte sempre. :-)
Cristina a 16 de Fevereiro de 2009 às 22:20

Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15

28


pesquisar
 
blogs SAPO